Os sete pilares do Brinca e Educa

October 3, 2019

 

 

Desde a sua abertura, o Colégio Brinca e Educa tem sido guiado por princípios, a que denominamos “pilares” que fazem parte do ambiente educativo que se pretende criar em torno das crianças, equipa educativa, família e comunidade envolvente.

 

Em prol de uma educação onde se permite a expressão da criança e o seu envolvimento num ambiente livre, seguro e afetivo, também o papel do educador assume grande importância e deve contribuir para o funcionamento integral dos valores e princípios que regem este colégio, dos quais se destacam:

 

 

1- AFETIVIDADE

 

“Não se pode falar de educação sem amor.” – Paulo Freire, filósofo

 

“O mais gratificante que existe no nosso trabalho é fazermos uma criança sorrir; é uma bênção, e por isso o melhor trabalho do mundo (…) Quando consideramos que demos tanto e tudo às crianças, desenganem-se!!! Elas dão-nos muito mais!” - Odete, educadora de infância

 

2 -  SEGURANÇA E CONFORTO

 

“O conforto do berço no Colégio Brinca e Educa são os braços confiantes de quem pega.” 

 

Cada criança deve sentir-se plenamente aceite na sua realidade e circunstância particular.

 

 

3 - NOVAS EXPERIÊNCIAS

 

“A vida não é mais do que um tecido de experiências…

 A escola não é a preparação para a vida; ela é a própria vida.” – Dewey, filósofo

 

Tem de haver tempo para as experiências, situações de relação, e vivência das aprendizagens.

As atividades e materiais diversificados, o espaço, o relacionamento e o acompanhamento, são algumas ferramentas para as novas aprendizagens, e é também importante que o educador se assuma como mediador no processo de aprendizagem das novas experiências da criança.

 

 

4 - AUTONOMIA E LIBERDADE

 

“O pensar nasce do sonho. Deixem as crianças sonhar!” – João dos Santos, psiquiatra

 

Permitir que a criança ganhe autonomia é uma peça chave no desenvolvimento integral da criança pois é a prova que o trabalho do educador e família está a ter sucesso. Assim, acreditamos que a criança que brinca em liberdade desenvolve a sua autonomia e criatividade.

 

 

5 - RESPEITO E RECONHECIMENTO

 

A educação não é uma matéria que se ensine, mas uma atitude que reflete o confronto das vivências do educando que fomos com as do educador que pretendemos ser.” – João dos Santos - psiquiatra

 

A atitude da criança relativamente a si própria deriva na maioria da forma como os outros a tratam. É importante que nunca se rejeite a criança, mas sim o seu comportamento quando incorreto e, a partir de aqui gerar-se, pelo diálogo, pelo reconhecimento do valor da criança, e pela sua inclusão num meio e num grupo, uma atitude de respeito e compreensão do educador pela criança e da criança pelo educador que fomenta pela sua atitude o saber ser, saber estar e saber fazer.

 

 

6- RESPONSABILIDADE

 

“Educar é semear com sabedoria e colher com paciência” – Augusto Cury, psiquiatra e psicoterapeuta

 

Ensinar e responsabilizar a criança é um passo para que a mesma desenvolva um sentimento de que pode contribuir para a coletividade e que pode ser responsabilizada pelas suas ações.

Dar pequenas tarefas, decidir em conjunto com as crianças, não lhes ocultar verdades, permite que além de se desenvolverem relações mais estreitas, a criança progrida mais e melhor no seu processo de desenvolvimento cognitivo, emocional e psicológico.

 

 

7- FELICIDADE

 

 Acreditamos que a felicidade é a meta da educação e a afetividade, a esperança e a alegria, são alguns dos seus pilares fundamentais.

 

As crianças que vivem emocionalmente bem durante todo o período da infância serão adultos mais seguros, abertos a novos desafios, confiantes e felizes.

 

 

 

 

Please reload

Our Recent Posts

July 3, 2020

April 27, 2020

Please reload

Archive

Please reload

Tags

 

Tel. +351 21 4451649 | 91 9228274

R João de Barros 8, Cabeço de Mouro, 2785-103 S Domingos de Rana
R Rio Lis 1, Arneiro, 2775-386 Carcavelos

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

©2019 by Colégio Brinca e Educa