Educar pela arte, sempre!

January 3, 2020

 

A educação pela arte orienta os seus objetivos para o desenvolvimento harmonioso da personalidade, ou seja, é uma educação que atua nas dimensões biológicas, afetivas, cognitivas, sociais e motoras da personalidade, dirigindo-se a todas estas dimensões de igual modo, sem preferenciar ou preterir alguma.

 

“A dimensão afetiva (emocional, sentimental) que é quase sempre esquecida por muitos modelos educacionais, preocupando-se apenas com aspetos intelectuais, é, em Educação Artística, proporcionada pela Arte que, sendo a linguagem dos sentimentos e emoções, tem desde Platão, o propósito de proporcionar um melhor desenvolvimento da pessoa, no seu todo.” (cit. A.B. Sousa; 2003).

 

Assim, compreende-se que a ausência ou insuficiência de uma educação com horizontes culturais artísticos, e sem experiências artísticas do domínio da experimentação, deixa de lado exactamente o que proporciona prazer e alegria, levando à construção de atitudes de vida baseadas em valores sem natureza moral e espiritual, onde a criatividade não é estimulada e as potencialidades de cada ser individualmente ficam esquecidas.

 

No Colégio Brinca e Educa promovemos a Educação pela Arte, que circunda os nossos projetos pedagógicos de sala e envolve-se em cada ação educativa, sendo um meio facilitador de aprendizagem.

Neste sentido, é importante ressalvar a importância da ação do educador como mediador do processo de aprendizagem da criança, permitindo que a mesma seja facilitada através da ZDP – Zona de Desenvolvimento Potencial – Vygotsky. Esta, refere-se à zona que se pode alcançar ao nível de uma aprendizagem, mas que uma criança não consegue realizar sozinha, e sim com a ajuda do educador, que acreditamos que usando a arte consegue mais facilmente os resultados pretendidos. 

 

A Educação pela Arte facilita a socialização da criança, despertando certas competências individuais e de grupo, permitindo um melhor conhecimento do eu e do outro e desenvolvendo aspetos significativamente positivos ao longo da vida como o aumento da Autoestima, Autoperceção, Autorrealização e Autoconfiança.

 

A Educação pela Arte não é a transmissão de técnicas, visualização de obras de arte, ouvir música em todos os momentos, mas é, sim, na sua essência: “a elevação espiritual, a formação da pessoa no que há de mais sublime em si, a sua formação humanística, a formação dos seus valores morais e éticos, o Bem e o Belo” (cit. A.B. Sousa; 2003). Aliar estes conceitos à interdisciplinaridade é o objetivo mais humanista que se pode querer alcançar no âmbito da educação, e no Brinca e Educa acreditamos que o caminho educativo deve orientar-se sempre neste sentido.

 

“Mais importante que “aprender”, “conhecer”, “saber”; é o vivenciar, descobrir, criar e sentir.”

 

Nós aqui acreditamos que sim, e as crianças também! 

 

Ref. A. B. Sousa - Educar pela arte

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Our Recent Posts

July 3, 2020

April 27, 2020

Please reload

Archive

Please reload

Tags

 

Tel. +351 21 4451649 | 91 9228274

R João de Barros 8, Cabeço de Mouro, 2785-103 S Domingos de Rana
R Rio Lis 1, Arneiro, 2775-386 Carcavelos

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

©2019 by Colégio Brinca e Educa