top of page
  • Colégio Brinca e Educa

Inteligências múltiplas, aqui valorizam-se.


Desde o início da psicologia, considerou-se que a inteligência é um fator mensurável, inato e invariável. Os testes psicométricos avaliavam apenas as capacidades linguísticas e de raciocínio lógico, pois eram as que unicamente valorizavam e eram importantes na escola, e as crianças mais inteligentes eram as que eram boas em línguas e matemática.

Contudo, na década de oitenta, inicia-se uma nova visão na maneira de entender e estudar a inteligência. Um dos psicólogos que se destacou no estudo de mais inteligências que comportam a mente humana foi Howard Gardner que definiu a inteligência como a capacidade para solucionar problemas. Segundo este psicólogo, a inteligência altera-se e desenvolve-se em função das várias experiências que o indivíduo adquire ao longo do tempo, sendo o resultado da interação contínua entre fatores biológicos e meio-ambientais. É também educável, podendo desenvolver-se.

As inteligências múltiplas surgem como áreas de estimulação na prática educativa e no Colégio Brinca e Educa valorizamos cada projeto pedagógico de interesse da criança para potenciar as múltiplas inteligências na sua aprendizagem.

Gardner entende a inteligência como um conjunto de potencialidades cognitivas (inteligências) e a sua teoria das Inteligências Múltiplas apoia-se num modelo educativo centrado nas crianças e no desenvolvimento das suas diversas capacidades e estratégias mentais, que serão estimuladas por classes de inteligência. Nomeadamente: a linguística, a musical, a cinético-corporal, a lógico-matemática, a espacial, a interpessoal, a intrapessoal, e a naturalista.

D. Goleman (1995), referiu que era necessário alargar a noção de espectro de talentos das crianças e que a contribuição mais importante que a escola pode fazer para o desenvolvimento de uma criança é ajudar a encaminha-la para a área onde os seus talentos lhe sejam mais úteis, onde se sinta satisfeita e competente. Em creche e no pré escolar é daqui que surgem os diversos projetos, a metodologia de projeto que no Brinca e Educa tanto apoiamos, bem como uma educação ativa, participativa e democrática.

Desta forma, dever-se-ia ajudar as crianças a identificar as suas competências e dons naturais e a cultiva-los, pois, como refere Gardner (cit. Goleman, 1995) “há centenas e centenas de maneiras de ser bem-sucedido e muitas, muitas capacidades que nos ajudarão a lá chegar.”

Como desenvolver atividades que proporcionem o desenvolvimento das inteligências múltiplas e a inteligência emocional? Em cada dia e situação, nas conversas com as crianças, no contar histórias, na criação de quadros pedagógicos, nos diversos projetos criativos, na interação adulto-criança, que juntos são por si etapas da aprendizagem social, das regras de convivência, preparando a criança para compreender a natureza das emoções e da reflexão.

Ref. Goleman - Inteligência emocional

Post Único: Blog Single Post Widget
bottom of page